Pacientes infectados com protozoário teriam mais chances de tentar suicídio por ser ele as causas da depressão.
Um parasita muito comum pode estar causando mudanças sutis no cérebro dos infectados, sendo ele as causas da depressão e induzindo-os ao suicídio. Na maioria das vezes o protozoário Toxoplasma gondii, responsável pela toxoplasmose, é considerado inofensivo e sua infecção passa despercebida.
No entanto, uma nova pesquisa publicada na revista Journal of Clinical Psychiatry mostrou que os pacientes infectados com o parasita têm maior probabilidade de tentar o suicídio.
TOXOPLASMOSE
Doença causada pela ingestão do Toxoplasma gondii, protozoário encontrado nas fezes de gatos. Nas primeiras semanas de infecção pode causar sintomas parecidos com os da gripe, mas na maioria das vezes a doença passa despercebida. No entanto, em pacientes com o sistema imunológico comprometido, ele provoca inflamações no cérebro e a danos neurológicos, levando as causas da depressão, além de afetar músculos, coração e olhos. Nos piores casos, pode levar à morte.
DEPRESSÃO
A depressão é a mais comum das doenças psiquiátricas. Ela se manifesta por meio de sintomas como mudança de humor, perda de interesse em atividades do cotidiano, sentimento de culpa e distúrbios do sono e do apetite. O problema nem sempre é crônico, mas pode ser recorrente na vida de uma pessoa. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é responsável por 850.000 mortes por ano.
Cerca de um terço da população mundial está contaminada pelo protozoário, mas na maior parte do tempo ele permanece dormente. Mas segundo a nova pesquisa ele pode causar inflamações que, ao longo do tempo, danificam as células cerebrais gerando as causas da depressão. Essa não é a primeira vez que pesquisadores relacionam infecções à depressão. “Pesquisas anteriores já haviam descoberto sinais de inflamação no cérebro de suicidas e pessoas em depressão. Outros estudos também já mostraram a relação entre o Toxoplasma gondii e tentativas de suicídio”, afirma Lena Brundin, pesquisadora da Universidade Estadual de Michigan e uma das autoras do estudo.
No entanto, esse é o primeiro estudo a medir as chances de uma pessoa infectada com o parasita tentar o suicídio. Para isso, os pesquisadores analisaram amostras do sangue de 54 adultos que tentaram o suicídio entre 2006 e 2010 e as compararam ao sangue de 30 voluntários escolhidos aleatoriamente.
Como resultado, os pacientes contaminados com o Toxoplasma gondii eram mais propensos a fazer parte do grupo de suicidas. “Nós descobrimos que se a pessoa estiver infectada pelo parasita, ela tem até sete vezes mais chances de tentar o suicídio”, concluindo portanto que ele gera as causas da depressão, diz a pesquisadora.
Os cientistas destacam que, no entanto, a maior parte das pessoas infectadas com o parasita não concluirão o suicídio. “Alguns indivíduos podem, por alguma razão, ser mais suscetíveis a desenvolver esses sintomas depois da infecção.”
Analisando a pesquisa, não vale a pena correr o risco, se você está enfrentando este problema ou tem conhecimento de alguém que está, todas as possibilidades precisam ser estudadas e avaliadas, inclusive esta que envolve este parasita.