Uma doença zoonótica é uma doença que pode ser transmitida entre animais e humanos, parasitas em aves como a galinha é muito mais comum que se possa imaginar. Apresentamos o caso ocorrido na cidade de Bastos/SP para que possamos entender melhor sobre a questão dos parasitas em aves, o especialista Fábio Akashi Hernandes envolvido na solução do caso apresenta o assunto com clareza. Leia a reportagem na íntegra clicando aqui !
As infestações de parasitas em aves podem ser transmitidas e são muito mais perigosas do que a maioria das pessoas imaginam, temos aves migratórias que podem levar e trazer parasitas de um hemisfério para o outro, aves exóticas que estão em gaiolas em propriedades, aves que atualmente são chamadas carinhosamente de “pets”, aviários industriais com milhares de aves e somamos a isso todos os animais comuns que conhecemos na natureza, são todos de alguma forma hospedeiros e que em algum momento acidentalmente acabam infectando o ser humano.
Não é incomum um paciente sofrendo com algum problema de saúde grave em que a medicina tradicional não consegue explicar, e quando aprofundamos no estudo da causa, através de especialistas e exames específicos, nos deparamos com um parasita de origem zoonótica como fonte do problema.
No sentido de informar e alertar para os problemas causados por parasitas, apresentamos abaixo um resumo das doenças causadas principalmente por parasitas em aves de forma simplificada, de outro modo para informar todos os possíveis riscos envolvidos, bem como todos sintomas e estudos, teríamos que escrever uma verdadeira enciclopédia e com certeza ainda não esgotaríamos o assunto.
A gripe aviária é resultado da infecção das aves pelo vírus influenza, os parasitas em aves infectadas cujas cepas são classificadas ou de baixa ou de alta patogenicidade, de acordo com a capacidade de provocarem doença leve ou grave nesses animais.Também conhecida como “gripe aviária”, o vírus H5N1 que é transmitido para humanos, por inalação e por contato com matéria fecal, pode viver em objetos como comedouros, bebedouros, banheiros e casas, bem como nas próprias aves. Esta doença é conhecida por ser mortal em humanos, causando sintomas mais graves do que os vírus típicos da gripe, incluindo febre alta, tosse, dificuldades respiratórias e dores musculares. É importante salientar que existem 15 (quinze) subtipos do vírus Influenza que infectam as aves, todos os surtos de maior patogenicidade foram causados pelos subtipos H5 e H7, recentemente o Iraque registrou um surto em um aviário da variante H5N8 que matou 63.700 frangos dos 68.800 frangos na granja, uma letalidade de 92,6%, Deus nos livre se este vírus conseguir infectar o ser humano e o pior é saber que a possibilidade existe. .
É causada pela bactéria Campylobacter, geralmente transmitidas por meio de alimentos e água contaminados por fezes de aves. Causa distúrbios gastrointestinais, os sintomas incluem diarreia, perda de peso e letargia. A prevalência elevada do Campylobacter na carne aves domésticas, em frigoríficos de aves e produtos derivados é uma fonte potencial constante da infecção para consumidores.
É uma infecção por fungos transmitida por aves, a Cândida albicans é um fungo presente na microbiota do trato gastrointestinal das aves, comumente titulada, de sapinho, a candidíase é muito comum na clínica de psitacídeos, incluindo as calopsitas. A doença afeta os intestinos, a boca, a pele, o trato urogenital e o sistema respiratório, todavia em idosos pode se tornar muito grave.
É causada pelo fungo encontrado no trato intestinal de pombos e estorninhos, são parasitas em aves de difícil diagnóstico, geralmente transmitidos pela ingestão de matéria fecal infectada. Este fungo se instala no pulmão humano e pode infectar o corpo inteiro, começa como uma doença pulmonar e vai evoluindo até afetar o sistema nervoso central, o que complica muito a situação do infectado é a dificuldade do diagnóstico.
Mas alguém pode pensar e até dizer: não temos pombos aqui !
Basta um pombo apenas para defecar no local e transmitir, o principal reservatório do fungo é a matéria orgânica morta presente no solo, em frutas secas, cereais e árvores.
É geralmente transmitida por contaminação fecal dos alimentos. As aves costumam bicar estrume de vaca, que é um local de origem da E.coli. um verdadeiro desafio para os aviários, costumam habitar no intestino das aves, é importante destacar que aves infectadas não são afetadas, mas espalham a bactéria em alimentos e água. As infecções intestinais graves são mais comuns em crianças e idosos, os sintomas são diarreia, às vezes intensa ou com sangue, e forte dor abdominal.
É transmitida pela bactéria pelo contato direto entre humanos e aves, erisipeloide é uma doença infecciosa causada pelo Erysipelothrix rhusiopathiae pelo contato sanguíneo com o animal ou carne infectada, geralmente um arranhão, mordida, contato com carne crua ou mal passada. Externamente o local afetado resulta em ferida penetrante, que muda de vermelho para vermelho-azulado, e a infecção pode se espalhar para as articulações, quando entra na corrente sanguínea pode causar problemas cardíacos, neurológicos e articulares sérios
É causada por um parasita intestinal de nome Giardia encontrado em alimentos contaminados, causando diarreia, perda de peso, distensão abdominal, náuseas, vômitos e desidratação. Parasitas em aves da espécie Giardia são comuns em aves de cativeiro, aves domésticas e de estimação, as fezes do hospedeiro contém milhões de cistos de Giardia, ou minúsculos “ovos” que podem sobreviver na água ou no solo por meses. Cada cisto ovalado tem cerca de 10 mícrons de comprimento (um centésimo de milímetro), pequeno demais para ser visto a olho nu, a transmissão ocorre na ingestão dos cistos (ovos) através da água e alimentos contaminados.
O fungo é transmitido quando humanos inalam o fungo Histoplasma capsulatum que cresce em excrementos secos de aves e morcegos. É uma doença respiratória extremamente grave que pode ser fatal, especialmente em adultos com sistema imunológico comprometido, bem como em crianças que teve contato com o fungo.
O vírus é transmitido via oral através de alimentos contaminados por fezes de aves infectadas. O vírus causa sintomas semelhantes aos da gripe, disfunção neurológica, convulsões, conjuntivite e problemas respiratórios.
Geralmente ocorre quando humanos são bicados ou arranhados por pássaros infectados por organismos Pasteurella multocida , embora em alguns casos sejam causados por inalação por meio de gotículas respiratórias. Os arranhões podem ficar vermelhos e infeccionar, enquanto a infecção respiratória pode resultar em bronquite, pneumonia ou septicemia.
Também conhecido como “Febre do papagaio”, “ornitose” ou “Clamidiose” ocorre quando a bactéria C.psittaci passa para os seres humanos por inalação, contacto ou ingestão. Esta doença potencialmente letal causa sintomas semelhantes aos da gripe em humanos e pode rapidamente evoluir para pneumonia.
É causada por Coxiella burnetii , um bacilo pleomórfico gram-negativo que é excretado nas fezes de aves infectadas, bem como de outros animais e carrapatos, os sintomas em humanos incluem febre, dor de cabeça, pneumonite e fotofobia (sensibilidade a luz).
A bactéria pode ser atribuída aos excrementos de pombos, estorninhos e pardais. Na maioria das vezes, bactérias residuais secas são sugadas por aparelhos de ar condicionado ou respiradouros contaminados, com isso contaminando os alimentos e as superfícies de cozimento de restaurantes, fábricas de processamento de alimentos e residências. Analisando o que estudamos até aqui, já podemos concluir de forma clara e objetiva que é praticamente impossível controlar a contaminação de parasitas em aves.
Sarcocistose é uma infecção parasitária transmitida por parasitas em aves e também por água contaminada, bem como também é transportado por ratos. Os sintomas em humanos infectados incluem náuseas, diarreia e dor abdominal, normalmente durando apenas 48 horas ou menos, esta infecção pode ser fatal, especialmente para os idosos e aqueles com sistema imunológico comprometido. É comum a ocorrência do parasita em corações de bovinos identificados após o abate, mas os frigoríficos informam que a dificuldade de diagnosticar lesões macroscópicas do parasita permitem que os órgãos sejam comercializados normalmente.
O vírus é transmitido por mosquitos que se alimentaram de pombos, pardais e tentilhões portadores do vírus do Grupo B. O sistema nervoso do infectado inflama, geralmente causando febre, dor de cabeça e sonolência. Posteriormente, pode resultar em coma, paralisia e até óbito, é especialmente fatal para pessoas com mais de 60 anos.
O vírus é transmitido por mosquitos que se alimentaram de aves selvagens infectadas, uma infecção potencialmente fatal e que pode causar semanas e até meses de sofrimento ao infectado.
Alguém pode pensar e até dizer: O que isso tem a ver com o Brasil ?
Logo precisamos esclarecer que em se tratando de parasitas em aves tem tudo a ver, aves migram de um hemisfério para outro, bem como viajam voando mais de 20 mil quilômetros e podem sim trazer parasitas, cistos e com isso muitas doenças.
Observe que no final de abril/2020, o Piauí registrou o sétimo caso de febre do Nilo Ocidental, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) em seu site oficial.
Ectoparasitas são na verdade parasitas em aves diversas, que vivem na pele ou no exterior de um hospedeiro, como por exemplo aqueles que vivem nas asas de uma ave. Podem ser facilmente transferidos para humanos e podem sim causar muitas doenças, bastando para isso que a ave hospedeira esteja infectada por algo maligno, vejamos os mais conhecidos:
Os percevejos (Cimex lectularius) são freqüentemente encontrados em pombos, estorninhos e pardais domésticos. Afinal percevejos retiram sangue de hospedeiros, incluindo humanos, e podem consumir até 5 (cinco), isso mesmo, cinco vezes o seu peso em sangue. As infestações são bem comuns, especialmente nas cidades em forros e telhados onde aves tem acesso.
Os ácaros de galinha (Dermanyssus gallinae) são portadores conhecidos de encefalite e também podem causar dermatite e acariose em aviários. Os ácaros das galinhas se alimentam principalmente do sangue dos pássaros, mas costumam morder humanos. Eles são comumente encontrados em pombos, estorninhos e pardais domésticos. Para melhor compreensão assista o vídeo da reportagem referente a infestação em Bastos/SP matéria no topo desta postagem.
As pulgas (Ceratophyllus gallinae & Dasypsyllus gallinulae); a famosa “pulga do pássaro” passam pouco tempo com os hospedeiros das aves, mas freqüentemente infestam ninhos e podem ser facilmente transferidas para animais de estimação ou humanos. As pulgas de pássaros são uma concentração em galinheiros e gaiolas de bateria, e são conhecidas por se reproduzirem rapidamente em ninhos de pássaros.
Os fungos crescem na pele em decomposição (celulose) e nas penas (queratinofílicos) das próprias aves protegidos pela barreira da plumagem. Os fungos também crescem em ninhos e excrementos de pássaros e estão associados a muitas das doenças contraídas por inalação em humanos.
Carrapatos picam e penetram em humanos, incluindo larvas, ninfas e adultos. Os carrapatos podem ser transferidos para superfícies por meio de comedouros de pássaros ou onde quer que os pássaros pousem. Dependendo da origem podem ser extremamente perigosos, como exemplo os carrapatos dos cervos que carregam e transmitem a doença de Lyme, bem como outras doenças que humanos podem contrair, no Brasil existem milhares de casos, conheça mais sobre a doença de lyme e a luta da estudante Fátima Suzane clicando aqui…
Piolhos de todos os tipos gostam das penas, ficam na parte interior das asas, onde também depositam seus ovos, se alimentam da pele e das próprias penas, entretanto uma variedade bem conhecida de piolhos também podem ser encontrados na pele e no cabelo humano.
São provavelmente os parasitas em aves mais comuns, muitas vezes infestando residências e galpões industriais, também podem picar em sua forma larval, muitas vezes não se tem a percepção da ocorrência, em muitos casos não ficam nem sinais. Essas pragas geralmente vivem em ninhos de aves, mas seus ovos podem ser transportados por aves, as larvas quando se desenvolvem geralmente procuram fontes de alimento humano, ovos podem ser encontrados em qualquer local ou alimento, do mesmo modo em alimentos industrializados. A ingestão de ovos de algumas espécies podem causar a Miíase, uma doença que se dá a partir do desenvolvimento das larvas em algum órgão do corpo humano, bem como no corpo de animais.
Além de doenças e ectoparasitas, os ninhos fornecem abrigo ideal para muitos insetos considerados inofensivos e outros sabidamente perigosos, incluindo, mas não se limitando a:
São freqüentemente encontrados dentro de residências, existem cerca de 500 a 700 espécies em todo o mundo, esses besouros normalmente se reproduzem dentro de ninhos de pássaros, costumam se alimentar de matéria animal seca, fungos, penas, insetos secos e fibras naturais, incluindo também roupas. Por outro lado podem dizer que são inofensivos, mas podem causar reações alérgicas e por exceção um exemplar pode ter estado em um cadáver e trazer consigo algo realmente maligno.
Também conhecida como mariposa do tecido ou mariposa da roupa, são pragas que costumam se reproduzir dentro de ninhos de pássaros. Entretanto quando infestam uma casa, elas se alimentam de roupas e fibras naturais, especialmente tecidos, são facilmente encontradas em armários e são altamente indesejáveis.
São pequenos besouros que se assemelham a aranhas ou carrapatos, comumente encontrados em ninhos de pássaros. Os besouros-aranha se alimentam de excrementos de pássaros, bem como de grãos e cereais que também são encontrados nas despensas e armários de residências, quando a infestação é grande pode ser bem difícil erradicar eles.
Em síntese acreditamos ser impossível garantir a segurança em se tratando de parasitas em aves, entretanto a melhor forma de se proteger e evitar a evolução do problema no futuro é fazer uma desparasitação contínua, no mínimo uma vez por ano, mas o essencial é de seis em seis meses, para isso contamos com o melhor protocolo do Brasil o HPP da Wild Mountain, é um tratamento muito simples de executar, totalmente natural, eficaz e eficiente na eliminação de parasitas malignos.